O brasileiro mais rápido na famosa prova dos 100m livre, Marcelo Chierighini.

07 jun O brasileiro mais rápido na famosa prova dos 100m livre, Marcelo Chierighini.

Marcelo Chierighini, que nada pelo Pinheiros (SP), é o brasileiro mais rápido na prova dos 100m livre, com 48s20 ele se classificou com o 1º tempo na prova para os Jogos Olímpicos do Rio, que vão acontecer daqui a 59 dias, entre os dias 05 a 21 de agosto.

Chierighini, tem 25 anos e um belo currículo. No Campeonato Mundial de Natação em Piscina Curta de 2010, em Dubai, Marcelo Chierighini, junto com César Cielo, Nicholas Santos e Nicolas Oliveira, ganhou o bronze na prova dos 4×100 metros livres com o tempo de 3m05s74, recorde sul-americano, deixando para trás a equipe dos EUA.FullSizeRender(1)

Sua estreia em olimpíadas foi em Londres em 2012, onde nadou o 4×100 livre e o 4×100 medley. Em 2013 participou do Campeonato Mundial em Barcelona, ficou em 6º lugar nos 100m livre, 10º no 50m livre e no revezamento 4×100m medley, o Brasil terminou em 12º.

Nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, Canadá, Chierighini ganhou a medalha de ouro no revezamento 4×100m medley e 4×100m livres e ainda ganhou uma medalha de bronze nos 100m livre.

No Campeonato Mundial de 2015, Chierighini nadou a prova dos 100m livre, e fez sua melhor participação individual em Mundiais, ao terminar na 5ª colocação, com o tempo de 48s27.

Marcelo que atualmente treina na Universidade de Auburn (EUA), é um dos nomes da natação que podemos ver no pódio em agosto no Rio.

Confira uma pequena entrevista que ele cedeu gentilmente para o blog Natação Brasil.

NB:O que significa participar das Olimpíadas para você? A sensação é diferente por ser sua 2ª Olimpíada?

MC:Significa uma coisa muito grandiosa! Sempre quis fazer parte de um time de elite, e ir para as Olimpíadas é uma coisa extremamente especial. Sim, a sensação é diferente porque agora já sei como tudo é, e funciona. Sei o que tenho que fazer para dar meu melhor e que dentro da vila olímpica tem muitas distrações. Estou indo para lá muito focado em nadar o mais rápido possível.

NB:Você nada uma das provas mais tradicionais da natação brasileira, como você se sente sendo atualmente o melhor nadador brasileiro nessa prova?

MC:Me sinto muito honrado! Cresci vendo grandes velocistas brasileiros como Xuxa, Gustavo e Cesar. Então estar representando o Brasil nessa prova é muito bacana.

NB:O que você espera alcançar nas Olimpíadas?

MC:Espero bater minhas melhores marcas pessoais e ganhar uma medalha, tanto no revezamento como nos 100 livre.

NB:Onde você acha que o time de natação pode chegar nas Olimpíadas de 2016?

MC:Acho que o time do Brasil pode chegar a um patamar onde nunca esteve antes, devido ao alto número de chances de medalhas.

NB:Você acredita que as Olimpíadas podem deixar um legado positivo para o Rio de Janeiro?

MC:Acredito que sim! O Brasil hoje em dia passa por uma situação política muito delicada então acho que podemos ser motivo de orgulho para toda a nação.

NB:O que você falaria para as crianças e jovens que tem o sonho de chegar a uma Olimpíada?

MC:Falaria para eles sempre terem metas a curto e longo prazo. E sempre curtam e aproveitem o caminho. Nunca treinem contra vontade, e nunca se cobrarem tanto. Treinem com muita raça mas sem pressão.

Assista AQUI uma matéria com Marcelo.

Obrigada, Chierighini!! Estamos na torcida!!!

Confira a entrevista com Ítalo Manzine

Confira a entrevista com Manuella Lyrio

Confira a entrevista com Tales Cerdeira

1Comentário

Publique um comentário.